Descubra a Luna Mora em Guaro: Uma Festa Medieval e Cultural
Com a chegada do verão, algumas cidades se enfeitam para comemorar suas festividades. Entre as muitas que ocorrem na província de Málaga, destaca-se a Luna Mora, celebrada em Guaro, uma localidade de origem medieval situada a cerca de cinquenta quilômetros da capital.
Com mais de vinte anos de história, a Luna Mora tem como objetivo mostrar aos visitantes seu rico legado andaluz e a frutífera convivência que ocorreu entre três culturas muito distintas: a muçulmana, a cristã e a sefardita. Para isso, o município passa por uma transformação espetacular, convertendo suas praças e ruas em cenários próprios da Idade Média espanhola.
Para aproveitar o festival sem estresse, chegue com antecedência. Há um grande estacionamento nas imediações do vilarejo e um ônibus, com bilhete a 2€, que leva você ao centro do evento. Assim, você evitará problemas de tráfego e aproveitará o festival com total tranquilidade.
* A informação fornecida é baseada em dados coletados em setembro de 2024 e está sujeita a possíveis modificações posteriores.
Se falarmos das suas particularidades, merece uma menção especial a iluminação da trama urbana. Vários milhares de velas serão responsáveis por projetar uma imagem mágica da antiga vila.
Como forma de recepção, encontraremos uma enorme haima, uma tenda originária do norte da África, onde podemos coletar informações e participar de algumas atividades, como oficinas de desenho para crianças ou terapias de relaxamento para os mais velhos. Por sua vez, contadores de histórias, desfiles e outras apresentações, como a dança do ventre, ocorrerão ao ar livre.
A música, presente o tempo todo, cria a atmosfera da noite com sons andalusinos fundidos com flamenco. Por esse motivo, os shows serão outro dos grandes atrativos da Luna Mora. Entre os grandes músicos que já passaram pelos palcos de Guaro estão Paco de Lucía, Israel Fernández e Manuel Carrasco.
Sem dúvida, a gastronomia é outro dos atrativos deste evento multicultural. O centro histórico, transformado em um mercado urbano para a ocasião, abriga mais de 120 barracas de alimentação. Como curiosidade, alguns dos produtos são confeccionados a partir de receitas da época, extraídas de vários manuscritos.
Como é habitual, sempre gostamos de deixar nossa marca com uma visita cultural. Aqueles que decidirem visitar Guaro durante a festa, recomendamos que conheçam a igreja de San Miguel Arcángel.
Erguida no século XVI, é, até hoje, o templo principal da localidade. Submetida a várias reformas, sendo a mais importante a de 1936 após sua destruição, possui uma planta de cruz latina sem naves laterais. Em sua fachada, podemos distinguir um arco de meio ponto entre pilares, um balcão de ferro forjado e uma nicho com a imagem de São Miguel.
A Luna Mora é uma festividade à qual tentamos ir todos os anos. Guaro é um povoado com muito encanto, que faz questão de ressaltar seu evento mais conhecido. Se adicionarmos seu patrimônio artístico e cultural, obtemos a escapada perfeita para um fim de semana.
Economize em sua viagem
HOSPEDAGEM:
Quando se trata de hotéis, usamos o Booking.com. Sem dúvida, é o site com a maior variedade de hotéis ao redor do mundo com políticas de cancelamento flexíveis.
ATIVIDADES E EXCURSÕES:
Civitatis é a nossa opção favorita para reservas de excursões e visitas guiadas gratuitas em todo o mundo.